sexta-feira, 1 de junho de 2007

A velha questão das sequências.


Quando me deparei com o cartaz acima, muito bonito por sinal, foi inevitável não levantar a boa e velha questão que vai existir enquanto algum ser humano ainda fizer cinema nesse planeta. Até que ponto as sequências são relevantes? Bem, cada um sabe a relevância que determinado filme tem pra si mesmo e pra sua vida, mas existem casos em que fica ralmente difícil acreditar na razão de ser de certas películas. É o caso desse Extermínio2 que chega para suceder o de mesmo nome alguns anos depois, mas que sequer foi dirigido, e muito menos escrito pelo senhor Danny Boyle, o responsável pelo excelente primeiro filme. É fato que ele foi o produtor o que significa que de alguma forma ele compactua com isso, mas isso não nos (me) elimina uma sensação de: e daí?
Diga-se de passagem, esse episódio me lembrou muito do filme 2010:O Ano em que Faremos Contato que veio com a proposta de ser a continuação do soberbo e genial 2001:Uma Odisséia no Espaço do mestre Stanley Kubrick. É bom lembrar que após terminar as filmagens Stanley destruiu todas as maquetes que foram usadas no filme para que não "intrometessem" na sua história futuramente. O que acabou acontecendo. É certo que vamos deparar com isso por de todo o sempre na história da sétima arte, mas talvez seja melhor os diretores começarem a destruir suas maquetes....

3 comentários:

Anônimo disse...

Vejo essas sequências como uma enorme falta de criatividade de quem as faz. O pior é que o cara cria um titulo tão sugestivo, que agussa a curiosidade das pessoas em saber se realmente a sequencia é tão boa quanto o anterior, é o caso de 2001 (Kubrick), aquilo é um épico, umas das produções do cinema q entraram para a história, mas também, vindo de quem veio não seria diferente,Kubrick foi um genio do cinema e acredito q tenha dado 7 voltas no tumulo ao ver que alguém tentou fazer uma sequencia de sua obra. Isso não passa de uma tentativa de atingir altas bilheterias, ganhar muita grana e status a custas de quem criou o primeiro filme que deu origem a sequencia.

Anônimo disse...

A pior sequência que vi nos últimos tempos foi Efeito Borboleta 2. O enredo é praticamente o mesmo do primeiro filme, só que os personagens estão mais velhos. A intriga é a mesma e a solução tb foi a mesma! Simplesmente ridículo. Mas acho que não adianta os diretores destruirem suas maquetes pq a indústria cinematográfica movimenta uma cifra inimaginável de dólares, reais e outras moedas. Então, se for interesse de algum produtor, eles constroem a maquete da maquete e fazem o que bem entenderem. Bom pra eles, que ganham dinheiro a custas de um grande sucesso (como disse o cara do comentário acima). Ruim pra nós, que apreciamos um bom filme.

canhoto disse...

como exemplo disso, um bom e um ruim, tem o poderoso chefão 2 e matrix né?